LÍDER EM VENDAS DE AQUECEDORES DE ÁGUA A GÁS
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CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA DO GRUPO RINNAI

Introdução

O código de conduta e ética é um subsídio para a Missão, Visão e Valores da empresa. O código de conduta é o conjunto de princípios, comportamentos e regras de atuação de ordem ética que todos os que representam a Rinnai em algum momento devem respeitar.

O código de ética são as diretrizes que orientam os colaboradores quanto às suas posturas e atitudes ideais, moralmente aceitas ou toleradas pela empresa enquadrando a uma conduta politicamente correta e em linha com a boa imagem que a empresa deseja ocupar.

 

Objetivo

O código de Conduta e Ética da Rinnai tem por objetivo principal comprometer seus gestores e colaboradores com os princípios de conduta e ética no exercício de suas atribuições.

O Código de Conduta e Ética da Rinnai é o nosso compromisso de defender aquilo que acreditamos, seguindo uma postura responsável, ética, transparente e de respeito mútuo entre todos.

 

Abrangência

O código de conduta e ética é aplicável a todos os colaboradores da Rinnai e demais partes envolvidas e/ou interessadas nos negócios da empresa.

 

Princípios Éticos

A nossa identidade é sustentada pelas atitudes diárias de cada um. É por isso que todos os colaboradores são responsáveis por conduzir os negócios da Rinnai, pois as ações não refletem apenas no indivíduo, mas também na imagem de toda a empresa. Todos os colaboradores da Rinnai devem agir de acordo com as normas internas da empresa com Honestidade, Igualdade, Transparência e Integridade.

 

Honestidade

Defendemos e praticamos no dia-a-dia a honestidade em nossas intenções, para que se tenha a transparência em todas as informações.

A honestidade é exercitada em todos os gestos, atitudes e ações, manifestada pela conduta justa, séria e sincera, para que gere o respeito e a eficácia plena nas relações interpessoais.

Não importam as oportunidades que se apresentam, mantendo fiéis aos nossos valores, temos a satisfação plena de que trabalhamos sempre com a consciência tranquila.

 

Igualdade

Tratamos com respeito, dignidade e atenção todos aqueles com quem nos relacionamos dentro ou fora da Rinnai.?

Valorizamos a diversidade, sem discriminação de qualquer espécie (raça, cor, religião, sexo, orientação sexual, idade, local de nascimento e deficiência, en­tre outros).?

Desaprovamos qualquer forma de constrangimento e intimidação, como vio­lência verbal, física ou psíquica, bem como quaisquer formas de assédio, que serão inaceitáveis e avaliadas pelo Comitê de Conduta Ética.

 

Transparência

Temos como objetivo uma gestão altamente transparente.

Procuramos manter a comunicação permanente e somos verdadeiros em todas as informações divulgadas.

Asseguramos a livre manifestação de pensamento em todos os níveis?Mantemos a comunicação aberta com todos os colaboradores da empresa através do Canal de Comunicação, aonde cada sugestão, solicitação ou reclamação é avaliada pelo Comitê de Conduta Ética.

 

Integridade

Desenvolvemos nossas atividades de forma correta e honesta, preservando e fortalecendo nossos princípios morais e éticos. A integridade dos colaboradores não oscila de acordo com o momento presente ou de acordo com a sua conveniência desrespeitando leis, normas e regulamentos que valem para toda a sociedade.

Dentro da empresa há pessoas em quem confiamos, porque elas mantém sua palavra, honram seus compromissos e conservam na prática o que recomendam aos demais colaboradores.

 

Conflito de Interesses

O conflito de interesses, acontece principalmente nas situações em que a atuação do Profissional, coloca a busca de benefícios próprios ou de terceiros à frente dos interesses da Organização.

Deverá ser evitado qualquer acordo ou entendimento relativo a favores ou benefícios em troca de gratificações pessoais.

A Rinnai e seus colaboradores não pagam e nem oferecem pagamentos ilícitos ou subornos com a intenção de obter ou manter negócios.

Somente aceitamos doações, brindes e presentes que façam parte da estratégia de co­municação dos nossos clientes, parceiros ou fornecedores, e que sejam ampla­mente distribuídos para os colaboradores da empresa.

Agimos com bom senso no recebimento de presentes, cujos valores sejam inadequados a uma relação profissional.

Oferecemos brindes e presentes aos clientes, parceiros e fornecedores da Rinnai sempre de acordo com a nossa estratégia de relacionamento.

Atitudes que envolvam pagamentos ou recebimentos de objetos ou valores indevidos que se caracterize suborno, propina e corrupção serão punidas.

Com a aprovação da diretoria a empresa efetua doações com embasamento nos princípios da responsabilidade social.

 

Prefácio

O Grupo Rinnai, desde a sua fundação, tem evoluído com a missão de proporcionar “Vida Confortável” através da “Tecnologia de Aquecimento” à sociedade.

Com o avanço da globalização das empresas e regiões, dentre conflito de vários valores, estamos em uma era em que a “Responsabilidade Social” do grupo empresarial é questionada de forma mais severa.

Para o Grupo Rinnai, a “Responsabilidade Social” significa que, todos nós pertencentes ao grupo tomemos atitudes com responsabilidade e elevado sentido de comportamento ético, além de cumprir as regras da sociedade, para contribuir com o desenvolvimento da mesma. 

E isto deve ser prioridade entre variedade de escolha em atividades de negócios diários.

O Grupo Rinnai estabeleceu como diretrizes de ação específicas o Código de Ética do Grupo Rinnai (Estatuto Rinnai - Código de Conduta Rinnai).

Nós iremos aprofundar a compreensão do Código de Ética do Grupo Rinnai diariamente, e não medir o esforço para a prática.

Cada um dos membros do grupo deve compreender o verdadeiro significado do Código de Ética do Grupo Rinnai, consciente da sua Responsabilidade Social como um cidadão corporativo, para visar o desenvolvimento de grupo empresarial adequado para a nova era.

President                                 Chairman of the Board

Hitoyasu Naito                         Susumu Naito

 

Conceito Fundamental

Qualidade é a Nossa Sobrevivência

 

Diagrama Esquemático de Ideais da Empresa

O lema da empresa (harmonia, espírito, sinceridade) e a missão corporativa do Grupo de Rinnai permanece no cume da pirâmide, e os sete compromissos que compõem Rinnai estatuto estão posicionados no centro. Além disso, o básico consiste no Código de Conduta Rinnai, as regras específicas estabelecida para todos os empregados a seguir no curso de seu dia-a-dia para atividades do dia.

 

Lema da Rinnai 

Harmonia: Desenvolva caráter pessoal do mais alto nível

Espírito: Baseie seus esforços em uma filosofia consistente

Sinceridade: Saiba os princípios e considerem assuntos com precisão e claridade

 

Missão da Rinnai

A Rinnai utiliza tecnologia em aquecimento para proporcionar à sociedade um estilo de vida confortável.

 

Estatuto da Rinnai (Sete Compromissos)

1. Nós estamos comprometidos em manter nossos clientes primeiramente em nossas mentes com nossa política de "Qualidade é Nossa Sobrevivência".

2.  Nós estamos comprometidos a buscar segurança, conforto, comodidade e oferecer produtos ecologicamente corretos para o meio ambiente.

3.  Nós estamos comprometidos a adquirir e utilizar perícia em aquecimento para aperfeiçoar nossa qualidade de vida.

4.  Nós estamos comprometidos a fortalecer a relação entre membros do Grupo Japonês da Rinnai e os Grupos estrangeiros e a trabalhar um para o outro com prosperidade.

5.  Nós estamos comprometidos a realçar a prosperidade das comunidades que nós pertencemos e a construir uma reputação como membros fidedignos e responsáveis da sociedade.

6.  Nós estamos comprometidos para operar debaixo dos princípios de harmonia, espírito e sinceridade, e para o crescimento da nossa empresa assegurando a prosperidade da sociedade.

7.  Nós estamos comprometidos para atuar conforme as leis e a aderirmos para ética como membros responsáveis da sociedade.

 

Preâmbulo

Este Código de Conduta do Grupo Rinnai (“Código”) estabelece as regras específicas que todos os diretores, membros do conselho e funcionários devem seguir ao conduzir as atividades de negócios do Grupo Rinnai.

Sob a liderança da alta gerência, o Grupo Rinnai adotará medidas para garantir que todos os diretores, membros do conselho e funcionários estejam completamente familiarizados com este Código.

O Grupo Rinnai tomará ações disciplinares rigorosas contra qualquer executivo ou funcionário que violar estas diretrizes.

 

1. Políticas Básicas

1.1. Conformidade com as Leis

Obedeceremos a todas as leis aplicáveis e diretrizes da empresa, além de buscar práticas de negócios justas e sólidas em todos os aspectos de atividades de negócios.

1.2. Conduta com Base no Bom Senso

Agiremos de acordo com as normas sociais com base em um alto senso de moral e ética como membros da sociedade com bom senso.

1.3. Promoção de Comunicações Bidirecionais

Promoveremos comunicações bidirecionais, engajando-nos em diálogo com uma ampla gama de intervenientes incluindo clientes, funcionários, acionistas e investidores, parceiros de negócios e comunicações locais, e trabalharemos para resolver questões sociais em comum.

 

2. Relacionamento com Clientes

2.1. “Qualidade é a nossa sobrevivência”

Com base em “Qualidade é a nossa sobrevivência”, um dos nossos conceitos fundamentais, buscaremos alcançar “zero defeitos”, nunca permitindo que produtos defeituosos entrem em circulação.

2.2. Nossa Missão como um Fabricante Abrangente de Dispositivos de Energia Térmica

Nos comprometeremos ativamente com o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, e como um fabricante abrangente de dispositivos de energia térmica que apoia “Calor e Estilo de Vida”, melhoraremos a qualidade de vida de nossos clientes.

2.3. Garantir que os Clientes Estejam Cientes de Métodos Seguros de Utilização

Informaremos aos nossos clientes a respeito de métodos adequados de utilização de produtos e serviços em uma maneira de fácil compreensão, para que eles possam utilizar nossos produtos e serviços com segurança, e no caso de precauções para uso, utilizaremos métodos de rotulagem que são visualmente proeminentes para alertar e inspirar cautela nos nossos clientes.

2.4. Indicação de Fácil Compreensão em Publicidade

Forneceremos as informações necessárias em uma maneira apropriada e de fácil compreensão através de folhetos, catálogos e outras propagandas e rótulos, para que os clientes possam objetivamente e racionalmente selecionar produtos e serviços.

2.5. Aprimoramento de Sistemas de Serviço de Pós-Venda

Aprimoraremos os sistemas de serviço de pós-venda, para que possamos apropriadamente responder a questionamentos e reclamações dos clientes em boa fé e de forma oportuna. Também organizaremos informações a respeito de necessidades e reclamações recebidas de clientes, para que possamos aprimorar e melhorar produtos e serviços.

2.6. Medidas Pós-Acidentes

Se um acidente ou problema significativo ocorrer em relação a um produto ou serviço, nós imediatamente o relataremos à alta gerência, rapidamente forneceremos estas informações aos clientes, e tomaremos medidas oportunas para evitar o alastramento dos danos e a recorrência do problema.

 

3. Proteção Ambiental

3.1. Medidas para Enfrentar Problemas Ambientais

Tomaremos medidas para enfrentar problemas ambientais globais, tais como evitar o aquecimento global com base em uma conscientização do impacto que as nossas atividades de negócios têm na biodiversidade.

3.2. Redução do Impacto Ambiental

Reduziremos nosso consumo de recursos e energia e restringiremos o uso de substâncias perigosas em todos os aspectos do ciclo de vida do produto, desde o desenvolvimento e manufatura até a venda e o descarte para atenuar o impacto ambiental.


4. Relações com Funcionários

4.1. Respeito pelos Direitos Humanos

Não discriminaremos com base em raça, cor, gênero, idade, idioma, religião, nacionalidade, status social ou características físicas. Também respeitaremos direitos humanos fundamentais e não engajaremos em assédio sexual ou outras condutas que utilizem uma posição superior no local de trabalho para violar direitos humanos.

4.2. Proibição de Trabalho Infantil ou Trabalho Forçado

Não utilizaremos nenhum trabalho inadequado, incluindo trabalho infantil, que sujeita as pessoas abaixo da idade legal de trabalho a trabalho nocivo ou qualquer forma de trabalho injusto, contrário ao intuito dos trabalhadores.

4.3. Equilíbrio entre Trabalho e Vida

Lutaremos para manter um bom equilíbrio entre trabalho e vida, normalizando a carga horária e encorajando condições de trabalho diversas.

4.4. Ambientes de Trabalho Seguros e Saudáveis

Criaremos ambientes de trabalho que sejam seguros, bem como fisicamente e mentalmente saudáveis e confortáveis.

4.5. Crescimento Pessoal

Enfrentaremos constantemente os desafios para alcançar objetivos pessoais altos, para que possamos responder à globalização e outras mudanças no ambiente de negócios.

 

5. Relações com Acionistas e Investidores

5.1. Divulgação de informações

Divulgaremos informações de gerência, tais como nossas estratégias de crescimento, bem como o status das atividades de negócios e outras informações que precisem ser divulgadas por leis ou regulamentações a acionistas e investidores de maneira oportuna e apropriada, a fim de promover a compreensão de nossas atividades de negócios.

5.2. Proibição de Informações Privilegiadas

Não compraremos ou venderemos ações utilizando informações não públicas sobre o Grupo Rinnai ou seus parceiros de negócios adquiridos no decorrer do desempenho de nossas atribuições de trabalho.

 

6. Práticas Operacionais Justas

6.1. Conformidade com a Lei de Concorrência

A fim de promover e manter uma concorrência livre e justa, obedeceremos a lei de concorrência e antitruste. Não entraremos em acordos de licitações fraudulentas ou cartéis com concorrentes na indústria ou formar outros acordos com o objetivo de impedir a concorrência, e não engajaremos em quaisquer atos que possam ser interpretados como tal conduta.

6.2. Atividades Adequadas de Compra

(1) Garantiremos a justiça e transparência ao selecionar fornecedores com base em nossa filosofia básica: “Fornecemos oportunidades iguais a todas as empresas nacionais e estrangeiras e os avaliamos razoavelmente para obter peças para atender aos nossos requisitos”.

(2) Não utilizaremos nossa posição dominante ou engajaremos em conduta que impropriamente cause desvantagens a fornecedores, e buscaremos construir relacionamentos de confiança com base no benefício mútuo.

(3) Incentivaremos fornecedores a apoiarem nossa filosofia relacionada à conformidade com as leis, o respeito aos direitos humanos, a segurança dos produtos e a proteção ambiental.

6.3. Não Violação de Direitos de Propriedade Intelectual

         Não violaremos os direitos de propriedade intelectual de outros.

6.4. Proibição de Presentes e Entretenimento Excessivos

(1) Não forneceremos presentes ou entretenimento a parceiros de negócios para fins de obter ou reter negócios ou obter qualquer outra ação favorável.

(2) Na eventualidade de presentes ou entretenimento de um cliente excederem os limites dos padrões sociais aceitáveis, nós imediatamente nos retiraremos do evento ou devolveremos o presente.

6.5. Proibição de Suborno de Políticos e Governos Locais

(1) Não engajaremos em nenhuma distribuição de brindes ou qualquer outra conduta a funcionários nacionais ou estrangeiros e não engajaremos em qualquer conduta que poderia ser interpretada como tal conduta.

 (2) Não engajaremos em qualquer conduta, tais como o fornecimento de benefícios a políticos ou governos locais que poderiam ser mal interpretadas como colusão imprópria.

 

7. Relações com Comunidades Locais

7.1. Contribuições para Comunidades Locais

Respeitaremos as diversas necessidades de comunidades locais, e formaremos vínculos estreitos e trabalharemos em colaboração com comunidades locais a fim de contribuir para o aprimoramento de estilos de vida nestas comunidades.

7.2. Fomentando a Indústria Local

Nós não apenas forneceremos produtos e serviços com base em uma compreensão sólida dos estilos de vida, cultura e práticas de cada país e região, mas também trabalharemos para contribuir para o desenvolvimento de indústrias locais com base na produção local para venda local.

 

8. Proteção de Ativos e Informações

8.1. Proibição de Utilização Imprópria de Ativos da Empresa

Reconheceremos os ativos da empresa, sejam tangíveis ou intangíveis, como valiosos. A fim de utilizar tais ativos efetivamente, nós os gerenciaremos e não os utilizaremos para fins pessoais ou impróprios.

8.2. Proteção de Informações Confidenciais

Não utilizaremos informações confidenciais da empresa para fins pessoais, nem divulgaremos ou liberaremos informações confidenciais da empresa enquanto empregados pela empresa, nem após o desligamento da empresa.

8.3. Proteção de Informações Pessoais

Reconheceremos a importância de proteger informações pessoais e lidaremos adequadamente com informações pessoais de acordo com Políticas de Privacidade e regras internas que nós mesmos estabelecemos.

 

9. Controles de Segurança de Comércio

Estabeleceremos um mecanismo para garantir a conformidade com as leis e regulamentações a respeito de controle de segurança de comércio a fim de manter a paz e segurança internacional.

 

10.  Exclusão de Forças Antissociais

Não manteremos quaisquer relacionamentos de nenhuma espécie com grupos de crime organizado ou outras forças antissociais que não obedeceremos a demandas inadequadas de tais forças.

 

Formulário - Canal de Comunicação

 


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