Sistema de

Logística
Reversa

Rinnai


Em sua proposta de criar um estilo de vida mais saudável para todos, a Rinnai Brasil apresenta a evolução de seu sistema de logística reversa, um programa sustentável desenvolvido para o descarte de aquecedores de água a gás.



ECOLOGICAMENTE CORRETO. ISO 14001.

Saiba Mais

O que é

A Rinnai Brasil disponibiliza ao seu público consumidor os pontos de coleta para o descarte de produtos que chegaram ao fim de sua vida útil. Após adquirir um novo produto para substituir um antigo, este pode ser descartado nos coletores da Green Eletron, empresa especializada com a qual foi estabelecida uma parceria. Os endereços destes pontos de coleta podem ser consultados clicando aqui.

Desta forma, a gestora de logística reversa garante a destinação ambientalmente correta dos aparelhos, sem que o descarte cause prejuízos. A entrega nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) é gratuita.

Perguntas e Respostas

01) Quem é a Green Eletron?

A Green Eletron, entidade sem fins lucrativos fundada pela Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, da qual a Rinnai é membro), é a maior gestora de logística reversa de produtos eletroeletrônicos do país, responsável pela instalação dos coletores em locais de fácil acesso e do recolhimento dos materiais, além da entrega para as recicladoras. Atualmente, há milhares de PEVs, ou Pontos de Entrega Voluntária, espalhados em todo o país, onde a população pode descartar itens domésticos de pequeno e médio porte.



02) Como tenho que proceder para participar do programa?

Basta levar o(s) aparelho(s) a ser descartados até um PEV da Green Eletron. Para procurar o mais próximo, basta acessar o localizador do site. Caso você não possa levar, também é possível solicitar uma Coleta em Casa (este serviço, porém, é pago).



03) Quais produtos Rinnai estão participando do programa?

A princípio o programa só é válido para aquecedores de água a gás do tipo instantâneo. Mas, ao levar o produto até um PEV da Green Eletron, caso haja outros produtos eletroeletrônicos de pequeno e médio porte ou pilhas a serem descartados, também é possível entregar nos coletores.



04) Terá algum custo a participação neste programa?

A entrega de produtos nos PEVs da Green Eletron não tem custo. Caso seja desejado agendar uma Coleta em Casa, o serviço é pago.



05) A RINNAI RECOLHERÁ O PRODUTO NA MINHA RESIDÊNCIA?

Não, é necessário levar a um coletor da Green Eletron. Os endereços podem ser consultados aqui.



06) APÓS ENTREGAR O PRODUTO PARA EM UM PEV, POSSO SOLICITÁ-LO DE VOLTA?

Não. Após a entrega você não poderá solicitar o produto de volta, pois ele será encaminhado para a reciclagem.



07) COMO POSSO TER CERTEZA DE QUE O PRODUTO SERÁ DESTINADO DE FORMA CORRETA?

Ao entregar os produtos em um dos PEVs da Green Eletron, a destinação adequada, com a reciclagem dos itens, está garantida. A entidade é fiscalizada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e órgãos ambientais estaduais competentes, e todos os processos são lastreados de documentação.



08) POR QUE NÃO DEVO DESCARTAR MEU ELETROELETRÔNICOS NO LIXO COMUM?

O lixo eletrônico pode conter substâncias capazes de intoxicar o meio ambiente, gerando prejuízos para a natureza e, consequentemente, para a saúde. Por isso, esse tipo de resíduo não deve ser descartado no lixo comum, o que o levaria a locais não preparados para receber esses itens após o consumo. Quando há o descarte correto, é possível garantir que os aparelhos serão reciclados e as matérias-primas recuperadas serão reaproveitadas na indústria.



Lesgislação

Lesgislação

A lei 12.305/10 instituiu a responsabilidade compartilhada dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores, pelo ciclo de vida dos produtos e a correta destinação, de forma a reduzir os rejeitos gerados e os impactos causados à saúde humana e à qualidade do meio ambiente.

Mais Informações

Para maiores informações sobre a lesgislação, Clique aqui.

Clique para acessar o antigo sistema de protocolo de coletas (acesso exclusivo pelas Assistências Técnicas Rinnai) que será desabilitado em breve