Menu

SISTEMA INTERLIGADO EM CASCATA (Bateria de aquecedores)
Em situações onde é necessária uma grande quantidade de água quente sob demanda, uma das soluções indicadas é o sistema em cascata. Dois ou mais aquecedores podem ser instalados para trabalhar em conjunto, sendo acionados conforme a demanda. Esta configuração é recomendada para instalações onde a necessidade de água é variável, por exemplo em um vestiário de academia. Em um caso assim, se apenas uma ou duas duchas estão sendo utilizadas apenas um aquecedor é acionado, e os outros aquecedores entram em operação conforme mais pontos simultâneos são abertos, para atender a demanda.

Vantagens

  • Flexibilidade do sistema;
  • Manutenção facilitada: o serviço ou substituição de um único aparelho não compromete o funcionamento do sistema como um todo;
  • Consumo de gás adequado a demanda, sem perdas térmicas na acumulação.



  • AQUECEDORES A GÁS COMPATÍVEIS COM MEC
    Combinação Bateria + Conjugado
    Qual a melhor opção para atender uma situação onde há grande demanda por água quente? Uma bateria de aquecedores pode atender praticamente qualquer necessidade, mas exige uma infraestrutura de gás e de exaustão que pode ser complicada, e também é um investimento alto em aparelhos. Já uma instalação utilizando um reservatório pode exigir um tempo muito alto de recuperação, e desperdiçar energia ao manter a água aquecida mesmo quando não há demanda. A resposta certa é que quando se fala em instalações de grande volume deve-se encontrar o melhor equilíbrio entre tempo de recuperação / demanda / custo de operação / investimento inicial, e muitas vezes essa resposta passa pela combinação entre bateria e reservatório para chegar na melhor equação.



    Válvula PVA
     
    Estas válvulas podem ser uma alternativa mais barata para realizar a instalação de uma bateria de aquecedores, regulando o acionamento dos aparelhos através da pressão de água demandada. Tem a desvantagem de não promover o rodízio dos aparelhos, diferente do sistema MEC, e sendo limitada a 5 aquecedores.
    MEC

    A forma mais inteligente de interligar os aquecedores é com o sistema MEC, composto por placas eletrônicas que estabelecem uma rede de comunicação entre os aquecedores. A placa controla o acionamento e promove o rodízio entre os aquecedores para equalizar os tempos de operação.

    Cuidados

  • Dimensionamento de rede de gás e água fria e água quente adequada;
  • Saídas individuais para dutos de chaminés;
  • Pressão de alimentação de água fria;
  • Ventilação do ambiente.