Menu

SINERGIA ENTRE AQUECEDORES A GÁS E SISTEMAS SOLARES

Aquecedores de passagem como apoio / back-up de sistemas solares. Coletores solares realizando o pré-aquecimento da água e agindo como economizadores de energia para sistemas de aquecimento a gás. O equilíbrio entre a economia e sustentabilidade proporcionada por uma fonte de energia renovável (sol); e o alto desempenho energético de equipamentos a gás deve ser buscado em cada projeto, seja uma instalação residencial ou comercial.

Apoio no reservatório termossolar
O aquecedor a gás complementa o aquecimento solar para manter a temperatura do reservatório termossolar constante.*



Apoio no ponto de consumo
O aquecedor a gás aquece a água após o reservatório termossolar, quando um ponto de consumo é aberto. A instalação pode ser feita com toda a água que vai para o consumo passando pelo aquecedor (mesmo que já esteja em uma temperatura adequada), ou, utilizando uma válvula termostática em função desviadora, direcionando a água para o aquecedor somente quando houver necessidade de complementação de temperatura.

SISTEMAS SOLARES PREDIAIS

Na busca por atingir os níveis mais altos de eficiência nos programas de etiquetagem de edificações, ou ainda para atender as legislações de um número crescente de cidades pelo país que possuem esta exigência; edifícios residenciais e comerciais têm incorporado o sistema de aquecimento de água utilizando energia solar para suprir uma parcela da demanda de água quente estimada. Por conta das condições climáticas (possibilidade de períodos de tempo nublado/chuvoso), o sistema solar não é capaz de atender 100% da necessidade, dependendo de um sistema de apoio que pode ser coletivo ou individualizado.

Vantagens

  • Economia no consumo energético despendido em aquecimento de água;
  • Diferencial para a construtora e valor agregado ao empreendimento;
  • Aproveitamento de espaços inutilizados nas coberturas;



  • Sistema de apoio na central coletiva
    A água dos reservatórios é aquecida até a temperatura necessária para o atendimento da necessidade. A utilização de aquecedores a gás para o complemento da demanda por água quente é uma opção eficiente.
    Sistema trocador de calor
    Uma das preocupações de um sistema coletivo é a distribuição igualitária da água quente, para garantir que todos usuários tenham a oportunidade de usufruir. Um conjunto de trocador de calor indireto associado a bombas de circulação, controlador e válvulas, utilizado para transferir o calor do circuito coletivo para ao circuito individual de cada unidade, promove essa distribuição.
    Aquecedor a gás como apoio individual.
    Nesta configuração, cada unidade possui um sistema de aquecimento capaz de complementar a água pré-aquecida pelo sistema solar coletivo. O apoio individual tem a vantagem de poder se adaptar a demanda de cada unidade, minimizando o risco de insatisfação dos usuário. Diversos modelos de aquecedores a gás da Rinnai possuem funcionalidades para operar em apoio a sistemas solares, entre eles se destacam o E17 e o E21 (temperatura de entrada limitada a 50°C).