Menu

SUBSTITUIÇÃO DE CHUVEIROS ELÉTRICOS
Aparelhos muito comuns de serem encontrados em residências brasileiras, os chuveiros elétricos podem ser substituídos por sistemas de aquecimento de água com desempenho energético superior, como aquecedores a gás ou aquecedores solares, por exemplo.

Reforma: Oportunidade

São diversos os motivos para um morador realizar uma reforma em seu banheiro, da troca de revestimento aos reparos na tubulação. Ao realizar uma reforma, surge a oportunidade de se incluir em um banheiro previamente não preparado, a infraestrutura necessária para um sistema de água quente mais eficiente e eficaz.


Estética
 
O aparelho e a instalação de um chuveiro elétrico podem não resultar em um conjunto condizente com um banheiro de padrão elevado.

Número de chuveiros

Cada chuveiro elétrico atende um único ponto de consumo, enquanto outros sistemas, potencialmente, atendem diversos pontos com água aquecida, de forma simultânea ou não.
Conforto
 
A vazão de água aquecida pelo chuveiro elétrico é limitada. O controle da temperatura também é na maioria das vezes muito pouco preciso, e, usualmente, a água pode se encontrar demasiadamente quente no verão e em temperatura insuficiente no inverno.
Consumo energético

Embora sejam aparelhos com bom índice de eficiência, a alta potência acarreta em um grande consumo de energia elétrica, e que normalmente ocorre em horários de pico.
Tubulação PVC

Como o aquecimento de água se dá diretamente no ponto de consumo, a maioria das instalações de chuveiro elétrico utiliza somente uma tubulação de água fria, e não é possível utilizar um misturador para adequar a temperatura da água ao gosto do usuário.







Tubulação de água quente e misturador
Instalar uma rede de distribuição de água quente utilizando materiais normativamente apropriados, e misturadores nos pontos de consumo, é uma necessidade. A rede de distribuição pode fazer a água quente se encontrar disponível onde antes não havia (por exemplo, torneiras, duchas higiênicas) e o uso do misturador favorece ummaior nível de conforto em termos de controle da temperatura.

Duchas
O uso de um sistema de água quente traz ao usuário a opção de inúmeros modelos de duchas, que podem ser escolhidas de acordo com a vazão, tipo/concentração de jato, estética e preço.

Pressurização
A pressão da água é um dos fatores que afetam o conforto, e também, no caso de alguns sistemas, necessárias para o bom funcionamento.

Recirculação
Prever a nova rede hidráulica para formar um anel de recirculação é importante para evitar o desperdício de água.

NBR 13.103
É a norma que versa sobre a instalação, e apresenta os requisitos do ambiente apropriado, para instalação de aparelhos de gás.
 
NBR 5.626
É a norma que versa sobre a instalação predial de água fria.
 
NBR 7.198
É a norma que versa sobre o projeto e execução de instalação prediais de água quente.

NBR 15.526
É a norma que versa sobre rede de gás combustível.