Menu

SISTEMA CONJUGADO (Central Térmica)
Consiste em um sistema de aquecimento por acumulação alimentado por um aquecedor de passagem, tornando-se uma fonte geradora de água quente para grandes demandas. A água quente que sai do aquecedor, ao invés de ser enviada diretamente para o ponto de consumo, é armazenada em um reservatório térmico.

Vantagens
   
  • Permite uma vazão de água simultânea maior, se comparado a um aquecedor de passagem;
  • Armazena a água na temperatura ajustada, independente da temperatura da água fria;
  • Menor tempo de resposta para o fornecimento de água em um curto espaço de tempo, comparando-se com um aquecedor de acumulação convencional;
  • Menor vazão de gás necessária, comparando com uma bateria de aquecedores interligados em cascata.


  • Aparelhos aplicáveis
       
    É o responsável pelo aquecimento da água do reservatório, sendo acionado pelo fluxo de água provocado pela bomba. O aquecedor efetua o aquecimento da água, e continua em funcionamento até que a água do reservatório atinja a temperatura programada. Nem todos os modelos de aquecedor de passagem são indicados para trabalhar nessa função, por isso apenas os aparelhos de uso "Comercial / Industrial" podem ser utilizados em sistemas conjugados.

    Por exemplo:


    É necessário realizar um levantamento quanto ao número de usuários, tempo de banho quantidade e vazão do(s) ponto(s) de consumo, para determinar a capacidade em litros do reservatório. Depois, deve-se determinar qual o aquecedor mais indicado de acordo com a capacidade, e o tempo de recuperação aceitável.
  • Assegurar-se que o local de instalação seja impermeabilizado, com ponto de dreno e que suporte o peso do reservatório cheio;

  • A temperatura da água no reservatório deve ser mantida acima de 60°C para evitar a proliferação de bactérias causadoras de doenças, como a Legionella;

  • Um sistema de recirculação para evitar o desperdício de água fria entre o reservatório e o ponto de consumo é recomendado;

  • Pode representar um aumento no consumo de gás mensal, comparado com um aquecedor de passagem.
  • Gerencia a temperatura dentro do reservatório, monitora a variação de temperatura que foi determinada pelo usuário, e, caso necessário, realiza o acionamento da bomba, que por sua vez ativará o aquecedor pelo fluxo de água. O quadro de comando mantém a bomba funcionando até que a temperatura programada para o reservatório seja atingida.

    A bomba de recirculação tem a função de recircular a água do reservatório fazendo com que a mesma passe pelo aquecedor para ser aquecida, e consequentemente retorne para o reservatório.
    Válvulas de segurança (eliminadora de ar, quebra vácuo); vaso de expansão e manômetro são alguns dos itens para manter a instalação segura. Como a água quente é armazenada a altas temperaturas (acima de 60°C normalmente), a utilização de válvulas termostáticas na saída do reservatório é altamente recomendável, para evitar o risco de queimaduras no ponto de consumo.