Menu

INSTALAÇÃO

Muitas vezes o bom serviço profissional não é valorizado como deveria. A busca por atalhos para cortar custos muitas vezes passa por desconsiderar a mão de obra qualificada e optar por alternativas mais baratas, um erro que desencadeia diversos problemas que afetam o funcionamento adequado dos sistemas, comprometendo a segurança e o desempenho do mesmo.

Eficiência:
 
Sistemas adequadamente instalados funcionam em um nível de eficiência maior, o que é uma outra maneira de dizer que sistemas com problemas na instalação costumam ser superdimensionados para compensar estas deficiências. A economia na instalação acaba por se refletir em um custo maior em equipamentos e/ou na operação do sistema, o que afeta negativamente os cálculos de retorno sobre o investimento.

Dimensionamento:

Um dimensionamento mal realizado é a raiz da maioria dos problemas de um sistema de aquecimento. Subdimensionamento resulta em sobrecarga dos equipamentos, insatisfação dos usuários, dependência excessiva de sistemas de back-up, e a necessidade de intervenções pós-instalação para adequar o sistema subdimensionado à necessidade. Já os sistemas superdimensionados sofrem de ociosidade de equipamentos, investimentos de aquisição desnecessariamente elevados e até custos de operação desalinhados com a necessidade.

Manutenção:

Quando se considera a manutenção, é preferível privilegiar a manutenção preventiva, que é um custo programável e onde eventuais paradas do sistema podem ser previamente planejadas. Pensar somente em manutenção corretiva, quando ocorre uma falha, resulta em interrupções de funcionamento em períodos indesejáveis, e custos emergenciais muitas vezes bem maiores do que o que seria em um programa de manutenções preventivas.