Menu

AQUECIMENTO DE ÁGUA ATRAVÉS DE ENERGIA SOLAR
A energia solar é uma fonte energética limpa ecologicamente correta que contribui para a redução das emissões de Gases do Efeito Estufa - GEE. A utilização de aquecimento solar de água gera menor impacto ambiental, e obviamente menor degradação dos recursos naturais. Estes são aspectos essenciais para melhor qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável das cidades. Os sistemas de aquecimento solar são compostos por diversos dispositivos, mas os dois elementos essenciais são os coletores e os reservatórios. A água circula pelos coletores, absorvendo o calor captado da radiação solar, e é armazenada no reservatório, aguardando o consumo.

Vantagens

  • Longa vida útil dos sistemas;
  • Fonte de energia econômica e ecologicamente correta;
  • Fácil instalação.


  • Coletores Solares

    Tamanho
    Os coletores solares Rinnai são disponibilizados em três tamanhos diferentes, para melhor se adequar a área de instalação disponível: 1m² / 1,4m² / 2m².
    Eficiência e Absorção
    A eficiencia dos coletores é um dos fatores de escolha, a ser equilibrado com a necessidade de aquecimento do projeto. Coletores mais eficientes podem produzir mais (maior volume de água e/ou maior temperatura) com a mesma área, ou produzir o mesmo em uma área menor. O dimensionamento adequado da equação entre demanda, número de coletores e capacidade do reservatório é essencial para o bom funcionamento do sistema.
    Reservatório Termossolar

    Capacidade
    Os reservatórios termossolares estão disponíveis em diversas capacidades. A escolha é determinada principalmente pela demanda diária do sistema:

  • Quantas pessoas atendidas?
  • Quantos banhos por pessoa?
  • Qual a vazão das duchas utilizadas?
  • Qual o tempo de banho?
  • Pressão
    Os reservatórios termossolares também se dividem em baixa pressão e alta pressão. Um sistema de alta pressão, embora demande um investimento maior, oferece banho mais confortável.
    Temperatura
    A temperatura de água no reservatório termossolar deve ser mantida acima de 60°C para evitar a proliferação de bactérias causadoras de doenças, como a Legionella.
    Instalação em nível - reservatório termossolar de baixa pressão
    Os reservatórios termossolares de baixa pressão devem ser instalados em um patamar mais baixo do que a caixa d'agua que os alimenta, a não ser que seja utilizado um dispositivo que o permita ser instalado "em nível" com a caixa.
    Itens de segurança
    Produto:
  • Válvula TP para reservatórios termossolares de alta pressão;
  • Termostato.

    Instalação:
  • Anodo de sacrifício para águas agressivas;
  • Respiro na instalação para reservatórios termossolares de baixa pressão;
  • Válvula de quebra vácuo ou retenção invertida (alta pressão);
  • Válvula ventosa ou purgadora de ar (alta pressão);
  • Válvula anti-congelamento (para os coletores);
  • Vaso de expansão;
  • Como a água quente é armazenada a altas temperaturas (acima de 60°
  • C normalmente), a utilização de válvulas termostáticas na saída do reservatório termossolar é altamente recomendável, para evitar o risco de queimaduras no ponto de consumo.
    Circulação Natural (termossifão)
    Este sistema movimenta a água através da diferença de densidade devido à temperatura, entre o reservatório termossolar e os coletores. A troca da água quente dos coletores e o reservatório termossolar acontece naturalmente sem a necessidade de equipamento auxiliar (bomba). É necessário que o reservatório termossolar esteja instalado em um patamar acima dos coletores, e observar as distâncias mínimas e máximas.

    Circulação Forçada
    Em situações onde a arquitetura não permite que o reservatório termossolar seja instalado acima dos coletores é necessário utilizar o sistema de circulação forçada, que utiliza uma bomba e um controlador para promover a circulação da água dentro do sistema.

    Série ou paralelo
    A instalação dos coletores poderá ser executada em paralelo ou em série, de acordo com o que for definido no projeto pelo balanceamento hidráulico.

    Posicionamento
    Abaixo da linha do equador os coletores devem ser direcionados para o norte geográfico, para assegurar a maior incidência de insolação durante todo o ano.

    Resistência a granizo
    Chuvas de granizo podem danificar o vidro dos coletores. Os coletores atualmente tem a exigência de utilizar vidros com maior resistência, para estas situações.

    Congelamento
    Em alguns locais e em determinadas épocas do ano, os coletores solares podem sofrer problemas de congelamento da água em seu interior, algumas vezes causando o rompimento de suas tubulações internas. Existem dispositivos que evitam essa ocorrência, um exemplo sendo as válvulas anti-congelamento.

    Sombras
    A instalação dos coletores deve evitar a incidência de sombras sobre os mesmos, para não prejudicar o seu desempenho.

    Sistema de apoio
    Sistemas de aquecimento de água por energia solar podem ter dificuldades de atender a demanada em períodos de tempo chuvoso ou nublado. Por isso, todo sistema deve contar com um apoio / back-up, que pode ser de base elétrica ou utilizando aquecedores a gás..

    Inclinação
    O ângulo de inclinação dos coletores deve ser adequado à latitude do local, novamente para assegurar a maior incidência de insolação.